30 novembro 2008

top 10 | filmes surperestimados

______________________________

"O que é a idéia de 'clássico' senão a idéia de um filme indiscutivelmente bom, para a conveniência de um público preguiçoso demais para formar uma opinião própria?"
Bernardo Krivochein

_____________________________

É uma posição muito cômoda para qualquer cinéfilo qualificar como clássico ou obra-prima um filme que há décadas carrega esses títulos. Da mesma forma, uma opinião contrária pode chegar a ser um incômodo. Qual é a dificuldade em dizer que Cidadão Kane é um de seus filmes favoritos se qualquer lista de "Melhores de Todos os Tempos" o encabeça como tal? Mas dizer que não gosta de Stanley Kubrick pode estourar uma apartheid - e eu seria o primeiro a discriminar o irracional que profanasse tamanha falácia.

Ontem fui assistir Blow Up feliz e contente. Ê, todo mundo diz que é foda! Ê, é Antonioni! Ê! Ê! Ê! Ê que o filme terminou e eu fiquei com uma cara de WTF para a tela. A primeira coisa que pensei: "Que droga! Esse filme foi um saco!". E a segunda foi que eu teria algum problema por achar isso. Se o mundo [ou a maior parte dele, já que "toda unanimidade é burra"] diz que o filme é uma obra-prima, é bem provável que há motivos para isso.

O final é absolutamente foda, uma cena que isolada já seria bela o suficiente. Como desfecho da obra, concentra toda a concepção do filme, encerrando liricamente a noção de realidade e imaginário e o personagem do David
Hemmings lidando de forma mais direta com essa dicotomia - se é que ambos estejam separados. Porém, um filme não é só o seu final e o decorrer de Blow Up não me agradou. Do Antonioni só havia assistido Profissão: Repórter o qual esteticamente acho mais interessante, ainda que Blow Up contenha enquadramentos e composição de cena tão estilosos quanto. É fato eu não ter entendido todos os simbolismos propostos, ainda terei que rever mais algumas vezes, o que não será das tarefas mais prazerosas.

É isso, faltou prazer. Por enquanto, tenho a dizer [com receio] que a primeira impressão foi negativa. Mas havia achado Pulp Fiction bem normal na primeira vez que o assisti e hoje tem um poster do filme na parede do meu quarto; já dei a Jesus Cristo Superstar o título de "pior filme do mundo, o qual hoje, é, com folga, um dos meus musicais preferidos. Uma revisada pode mudar muita coisa - ou apenas reforçar sua opinião
. E essa é uma das melhores coisas do cinema.

Assim, ainda que amanhã possa estar diferente, deixo aqui meu TOP 10 dos filmes mais superestimados da história. Vale ressaltar que, com exceção de poucos, não são filmes ruins - alguns até gosto -, mas filmes cultuados demais por aí que pra mim não são grande coisa. Fique à vontade para jogar pedras e deixar seu top nos comentários.


1. Casablanca [idem, de Michael Curtiz - 1942]
2. Fogo Contra Fogo [Heat, de Michael Mann - 1995]
3. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa [Annie Hall, de Woody Allen - 1977]
4. Blow Up - Depois Daquele Beijo [Blowup, de Michelangelo Antonioni - 1966]
5. Encontros e Desencontros [Lost in Translation, de Sofia Coppola - 2003]
6. Dogville [idem, de Lars von Trier - 2003]
7. Metrópolis [Metropolis, de Fritz Lang - 1927]
8. Platoon [idem, de Oliver Stone - 1986]
9. Qualquer um do Chaplin - que não seja O Grande Ditador
10. Wall-E [idem, de Andrew Stanton - 2008]

5 comentários:

A Vilã disse...

Antes de tudo preciso dizer-te que a cada dia que passa escreves melhor, apenas tirando uma forçação ou outra xD


Concordo contigo nessa glorificação às vezes um pouco exagerada em cima de alguns filmes.
Afinal, quem pode determinar se um filme é merecedor para listar entre os dez mais?

Como diz um amigo, "arte é para ser sentida", e cada um sente de um jeito.
Então não se envergonhe ou sinta-se estranho por não consegui qualificar uma "obra-prima" como top para ti.
=)

Anônimo disse...

Putz, CASABLANCA!?, tá foda hein Jeffs? [/dentões]

Mas eu compartilho o Dogville contigo, como tu bem sabe, hehe.

O Lerdo disse...

Considerei esta uma idéia muito, mas muito boa mesmo. Há tanta coisa injustamente criticada por aí que às vezes negligenciamos o monte de coisa mais ou menos que é cultuado pelas pessoas.

Escrevo a despeito do fato de, dessa sua lista, eu só ter visto os filmes do Chaplin e de não concordar com esta menção não muito honrosa ^^

jeff disse...

A VILÃ: hahaha. Obrigado, ainda que vindo de você seja um pouco suspeito.
E tenho que dizer que esse seu amigo está muito certo. xD

LUIS: Já assisti Casablanca duas vezes e nada. Realmente não me desce muito bem.

O LERDO: Que bom! ^^ De tudo que eu vi do Chaplin, só O Grande Ditador é foda. Os outros são +/- ou eu dormi.

Anônimo disse...

não assisti wall-e.
até concordo, mas gostei bem muito de dogville.
talvez, revendo eu mude o conceito.
sabe um filme recente q esperava mais?
os infiltrados. já vi 2 vezes e o final me deixa com uma sensação de:
anh?!?!?!
beijo e obrigada pela visita!